Os livros que o vão acompanhar no areal
Praia é para muitos sinónimo de descanso e descontração, por esta razão, é comum avançar as leituras nas férias de verão. O Parque Nascente dá sugestões de livros leves e que nos prendem, e são ótimos companheiros para a praia, piscina ou parque.
Literatura portuguesa
Inspira(te): Roteiro para o Teu Bem Estar Emocional de Sofia Castro Fernandes
Um livro que nos obriga a parar, inspirar e colocar em pausa todos os medos e inquietações. Que nos encoraja a viver o dia a dia com gratidão pelas pessoas que o rodeiam e inspiram. Para ler e reler sempre que precisar de uma pausa do ritmo acelerado do quotidiano.
A mulher que correu atrás do vento de João Tordo
A vida de 4 mulheres em 3 cidades, em épocas diferentes cruzam-se e formam-se amizades a partir das circunstâncias mais improváveis, culminando uma reviravolta chocante, que nos envolve nas histórias das suas vidas.
A mais breve história da Rússia de José Milhazes
Livro técnico dedicado a uma das nações mais faladas nos últimos tempos. José Milhazes leva-nos numa viagem que atravessa séculos de história, desde os povos eslavos que viveram antes de Cristo até à atualidade com Putin.
Vida Lixo Zero de Ana Milhazes
A ambientalista e formadora nas áreas do minimalismo e sustentabilidade, mostra como é possível ser mais feliz com menos coisas e como é possível adaptar a nossa vida a opções mais sustentáveis. E como a mudança começa em nós, o livro é feito a partir de papel reciclado e sem plastificação.
Apontar é feio de Joana Marques
O livro da humorista é um apanhado das suas ideias. Um bloco de notas sobre assuntos extremamente relevantes, entre eles a compostagem humana, festas de espuma, viagens a Bali ou alinhamento de chakras.
Literatura juvenil
Mulherzinhas de Louisa May Alcott
Um clássico sobre a vida de quatros irmãs, que apesar dos problemas económicos, lutam diariamente por conquistar os seus sonhos. Uma história que envolve os leitores pelo amor, espírito de união e coragem que reinam na família e que permitem superar as dificuldades.
Golden Boys de Phil Stamper
A história de quatro rapazes queer que se destacam na pequena vila onde vivem pela sua peculiaridade. O último verão do secundário será recheado de novas experiências e aventuras, que os moldarão para o resto das suas vidas. Após o secundário, cada rapaz ruma a um sítio diferente, mas o que significará isso para a sua amizade?
O desaparecimento Perfeito: O homicídio perfeito nº2 de Holly Jackson
O livro, tendência no Tiktok, é o segundo da saga que já prendeu milhares de jovens. Os dois amigos Pip e Ravi dedicam-se agora a um podcast de true crime, mas um novo desaparecimento na cidade leva Pip a envolver-se numa investigação repleta de segredos mortíferos.
A Lua de Joana de Maria Teresa Maia Gonzalez
Temas como a toxicodependência e a depressão na adolescência são retratados de forma acessível mas arrebatadora. A história da vida de Joana alerta para a importância de estar atento ao outro e aos nossos próprios comportamentos. Escrito há 15 anos, continua tão relevante como no ano do seu lançamento.
Leite e Mel de Rupi Kaur
Rupi Kaur prova que a poesia é atual e importante. O conjunto de poemos retrata temas como o amor, a perda, o abuso e a cura, mostrando que mesmo nos momentos mais difíceis, a doçura da vida está presente se estivermos dispostos a recebê-la.
Literatura estrangeira
O livro do Hygge de Meik Wiking
O presidente do The Hapiness Research Institute apresenta o conceito do Hygge: algo que não se explica, sente-se. É revelado o segredo dinamarquês para a felicidade através de forma como se encara e se pensa o que nos acontece.
Persuasão de Jane Austen
O clássico de Jane Austen, recentemente reproduzido pela Netflix, conta a história apaixonante entre Anne Elliot e Frederick Wentworth, que foram persuadidos a abandonarem o amor que sentem pelo outro devido a convenções sociais. Com o passar dos anos, os seus papéis na sociedade alteram e surge um rasgo de esperança para que voltem a estar juntos.
O Poder de Naomi Alderman
As raparigas e mulheres ganham subitamente o poder de causar sofrimento. A sociedade tal como a conhecemos não aguenta e desmorona-se, invertendo os papeis que atualmente são atribuídos a homens e mulheres. Os homens têm medo de andar sozinhos à noite e as mulheres são sinónimo de poder. A distopia de Alderman revela as desigualdades do mundo contemporâneo.
O clube do crime das quintas-feiras de Richard Osman
Inspirado nos contos de Agatha Christie, o livro do humorista inglês descreve a amizade de quatros amigos improváveis que se juntam todas as quintas-feiras para discutir crimes que nunca foram resolvidos. Os quatro reformados vão passar da discussão à ação quando ocorre um homicídio no bairro pacato onde vivem.
O clube das 5 da manhã de Robin Sharma
A forma como começamos o dia dita o seu desenrolar. Baseado na vida de uma empreendedora, perto de um esgotamento, mostra como a mudança dos hábitos tem um impacto positivo na nossa vida. O livro de desenvolvimento pessoal é uma redescoberta do que é importante e necessário para uma vida feliz, saudável e produtiva.
A equipa Parque Nascente