O Dia Internacional da Biodiversidade, comemorado a 22 de maio, visa alertar a população para a importância e necessidade de preservar a biodiversidade em todos os ecossistemas.
Existem, sensivelmente, 8 mil milhões de habitantes no planeta. Imagine agora se, no meio deste número arrebatador, pelo menos, metade se comprometesse a criar ou mudar algumas rotinas por forma a preservar o meio ambiente e conservar a vida selvagem.
Uma grande mudança começa (quase) sempre com pequenos gestos, e, como tal, o Parque Nascente partilha 10 dicas para poder fazer a diferença:
1.Reciclar sempre! 2. Reduzir o consumo de água – tomar duches rápidos e desligar sempre a água enquanto lava o cabelo ou o corpo; enquanto a água do duche está a aquecer, recolher a mesma e aproveitar para lavar o chão ou para as descargas do autoclismo; optar por lavar a loiça na máquina cheia em vez de á mão; fazer máquinas de roupa com carga completa; regar as plantas ou jardim à noite e apenas com a água necessária; 3. Optar por utilizar transportes públicos ou amigos do ambiente, como bicicleta ou trotineta, ou andar a pé; 4. Comprar menos e de forma consciente: tentar usar de forma mais criativa peças que já existem no armário, trocar com amigos, comprar em lojas de segunda mão; a nível de alimentação, optar por alimentos biológicos, de produtores locais, em quantidades que vão mesmo ser consumidas e evitar assim o desperdício; 5.Fazer voluntariado em associações de preservação da natureza; 6. Participar em ações de limpeza: da praia, das ruas da cidade, do campo; 7. Tentar ingerir menos quantidades de peixe e carne ao optar por uma dieta com bastantes vegetais e opções vegetarianas; 8. Não comprar animais: adotar; 9. Ensina à próxima geração o amor pela natureza e a necessidade de a preservarmos; 10. Optar por produtos cruelty-free.
Menos conversa e mais ação! Cada vez mais se torna urgente sensibilizar e envolver as pessoas na preservação de todo o tipo de vida selvagem, a melhor forma de o fazer atualmente recai sobre as parcerias com empresas e/ou associações. Para que se possa tornar parte da solução e começar a trabalhar com associações que fazem a diferença, o Parque Nascente deixa algumas sugestões: