Site_2000x600_Artigos_de_marco-DIA INTERNACIONAL DA FELICIDADE

DICAS PARA SER MAIS FELIZ

Dias intensos, pressões laborais e pessoais, contrariedades ou momentos de dor podem causar stress, ansiedade, desequilíbrio do corpo e mente. Aprenda a lidar com algumas situações para que possa encontrar o equilíbrio, aprender a estar mais presente no momento, a desfrutar, a apreciar a beleza que o rodeia e a ser grato. 
No Dia Internacional da Felicidade, comemorado a 20 de março, comece o desafio de ser mais feliz e pratique todos os dias do ano. Se não sabe como, o Parque Nascente sugere 10 formas simples. 
 
Menos stress, mais tranquilidade e equilíbrio 
 
Praticar Yoga e Meditação são ótimas formas de treinar a mente para relaxar e focar no que é essencial. A prática regular destas duas modalidades permite reduzir os níveis de stress, desenvolver a criatividade, equilibrar o campo emocional, reduzir a ansiedade e frustração, aumentar o nível de concentração, potenciar o raciocínio lógico, entre outros benefícios.
Se está com a mente em equilíbrio, está mais relaxado e feliz. Sugerimos quatro APP para iniciar:
Medite.se 
Headspace
Calm
Insight Timer
 
Let’s get physical!
 
Praticar exercício físico leva o cérebro a libertar endorfinas ou “hormonas da felicidade”, que criam sentimentos de euforia e bem-estar. Por isso, nada melhor do que exercitar! Quer seja em outdoor ou indoor, em ginásio online, através de APP, sozinho ou com um grupo de amigos, há várias opções de modalidades que pode praticar. Escolha a sua, prepare o outfit de treino e comece. 
 
Descobrir novos talentos e ter um hobby
 
É gratificante quando conseguimos perceber o quão bom podemos ser em outras atividades que não as diárias. Algo que nos faça sair da zona de conforto, adquirir novas competências, desenvolver ou melhorar capacidades, fugir da rotina, libertar o stress e melhorar o nosso humor.
 
Ter uma alimentação mais equilibrada 
 
Os alimentos que ingerimos são a base do nosso organismo por isso, é fundamental, fazer a escolha mais acertada para potenciarmos um corpo nutrido, saudável e cheio de energia. Evitar açúcares, alimentos processados e a ingestão de grandes quantidades de carnes vermelhas. Comer bastante legumes, verduras e frutas frescas, apostar em peixe, carne magra, leguminosas e cereais. E não esquecer de beber muita água. Não saltar nenhuma refeição. Fazer pequenos snacks ao longo do dia apostando em alimentos simples, como fruta, iogurte, cereais ou frutos secos, ou sumos naturais.
 
Definir objetivos e alcançá-los
A viagem que está na bucket list mas ainda não se realizou? A massagem que gostava tanto de experimentar, mas é cara? A it bag dos seus sonhos que tem fila de espera e um valor proibitivo? Faça acontecer. Defina os seus objetivos, desenhe um plano de ação, coloque em prática e conquiste! Quando conseguir alcançar esse objetivo vai sentir uma imensa felicidade. É um sentimento recompensador e conseguirá desfrutar de forma mais consciente, presente e plena. 
 
Ser agradecido
 
Ser grato começa por estar presente, prestar atenção, estar concentrado no momento. A realidade pode ser difícil, mas é ainda pior se a negarmos ou lutarmos contra ela por isso, devemos viver o momento, aceitá-la e encontrar um ponto positivo. 
Pratique a gratidão mesmo em situações de maior stress, desilusão ou sofrimento. Este exercício vai permitir que comece a ver mais beleza na sua vida, a relativizar os problemas, a tornar mais fácil encontrar soluções e a ficar mais equilibrada. Tenha um diário para escrever, todos os dias, coisas pelas quais se sentiu grata nessas horas.
 
Praticar o amor próprio 
 
A maior felicidade começa em cada individuo porque apenas em equilíbrio, somos capazes de encontrar e desfrutar da felicidade. Para isso é fundamental que gostemos de nós mesmos, de forma completa. É necessário perceber que cada ser humano é diferente e oferece ao mundo um contributo único, que todos temos limitações que devemos aceitar, existem oportunidades de melhorias que devemos agarrar e explorar todo o potencial individual.  
 
Cultivar o amor próprio e a autoestima é um dos passos mais importantes para sermos felizes. Vamos a isso? Pratique alguns exercícios:
1. Escreva uma lista com as suas 10 maiores qualidades e deixe à vista, como um reminder;
2. Todos os dias, olhe a sua imagem no espelho e refira algo que gosta;
3. Procure seguir pessoas, programas ou revistas que promovam o real, que mostrem o ser humano completo e não uma expetativa inalcançável de perfeição. A perfeição não existe, mas o Photoshop, os filtros, os melhores ângulos para fotografar e as operações plásticas sim;
4. Pratique o desapego do passado, que pode trazer pensamentos, emoções ou pessoas tóxicas. O importante é valorizar o presente; 
5. Encontre uma atividade que a faça sentir realizada e que desenvolva o seu potencial;
6. Faça uma lista das suas conquistas e reviva o sentimento empoderador. Foram momentos positivos que conseguiu alcançar graças às suas capacidades, confiança e perseverança. 
 
Dormir
 
É importante dormir um número adequado de horas (8h é a indicação dos especialistas) e de forma qualitativa para permitir que cérebro descanse verdadeiramente. Permita que o corpo recupere do stress e da fadiga e acorde renovado. Uma boa noite de sono eleva o humor e otimismo, a capacidade de concentração e apreensão de informação, minimiza o risco de acidentes graves, evita stress e outros fatores que colocam o organismo em risco potenciando problemas de saúde.
Se tem dificuldades em adormecer ou em ter um sono de qualidade, sugerimos 3 APP que o poderão ajudar:
White Noise Relax
Relax & Sleep Well
 Sleepbot
 
Bons relacionamentos 
 
Relações saudáveis potenciam um maior equilíbrio do corpo e mente. Quando vivemos rodeados de pessoas positivas, que apoiam e são de confiança, aumenta o sentimento de inclusão e pretensa, reduz o stress, melhora a confiança e autoestima, encoraja a evitar hábitos poucos saudáveis. Ter relações saudáveis oferece proteção e bem-estar. 
As relações tóxicas levam à solidão, à insatisfação, ao stress do organismo que poderá desencadear situações de doenças, por exemplo. 
Por isso, reforce o carinho, a admiração e a atenção às pessoas que lhe transmitem paz e conforto e afaste-se das pessoas e relações que o prejudicam.
 
Música 
 
A música é um poderoso instrumento para melhorar o humor, relaxar o corpo, acalmar a mente, reduzir o stress e elevar as boas energias. A Deezer e a Academia Britânica de Terapia do Som (BAST) efetuaram um estudo onde descobriram que bastam apenas 6 minutos para uma música deixar uma pessoa mais feliz. No mesmo, descobriram que 89% dos participantes tinham a sensação de que a música era essencial para a sua saúde e bem-estar.
Por isso, faça uma playlist e utilize a música em prol do seu equilíbrio. Para começar em grande damos uma ajuda e sugerimos três músicas cheias de energia positiva e três músicas para relaxar.
 
Katrina & the Waves – Walking on Sunshine 
Happy – Pharrel Williams 
Queen – Don’t Stop Me Now 
 
 
Lenine – Paciência
Ulla Straus – House
André Laplante – Une Barque Sur L’océan

 

A equipa Parque Nascente