SITE_Book_Club_2000x600

Book Club

Os livros são excelentes formas de escape e distração, mas, também, veículos que nos dotam de poderosas ferramentas para o mundo real. Os livros são formas lúdicas de aprendizagem do mundo em nosso redor – do antigo, do atual e do futuro -, palco de debate de ideias, confronto de opiniões, prospeções para o futuro; proporcionam ao leitor a oportunidade de aumentar o seu leque de conhecimento, vocabulário, concentração e capacidade de imaginação, de gerirem as suas emoções, desenvolverem consciência e sentido crítico, viajarem sem sair do mesmo lugar. 
Em 2021, o Parque Nascente convida a que transforme a leitura num hábito. Para se apaixonar, rir, viver um mistério, desvendar um crime, conhecer figuras histórias inspiradoras, ficar informado sobre temas atuais ou saber como ter uma vida mais plena, estas são algumas sugestões, entre novidades e clássicos, para miúdos e graúdos. 
Boas leituras.
 
Book Club para adultos 
Lá, onde o vento chora
Delia Owens
 
No seu romance de estreia, Delia Owens, bióloga naturalista de 70 anos, oferece uma narrativa poética sobre a solidão, o crescimento, a resiliência, a empatia, o amor e a natureza. Um livro onde se mistura amor, drama, crime e mistério.
 
Sinopse
Kya tem apenas seis anos de idade quando vê a mãe sair de casa, com uma maleta azul e sapatos de pele de crocodilo, e percorrer o caminho de areia para nunca mais voltar. À medida que todas as outras pessoas importantes na sua vida a vão igualmente abandonando, Kya aprende a ser autossuficiente: sensível e inteligente, sobrevive completamente sozinha no pantanal a que chama a sua casa, faz amizade com as gaivotas e observa a Natureza que a rodeia com a atenção que lhe permite aprender muitas lições de vida.
 
O isolamento em que vive durante tantos anos influencia o seu comportamento: solitária e fugidia, Kya é alvo dos mais cruéis comentários por parte dos moradores da pacata cidade de Barkley Cove. E quando o popular e charmoso Chase Andrews aparece morto, todos os dedos apontam na direção de Kya, a miúda do pantanal. É então que o impensável acontece.
 
O Meu Irmão
Afonso Reis Cabral 
 
Vencedor do Prémio LeYa 2014. O livro de estreia de Afonso Reis Cabral é um romance notável que aborda o sensível tema da deficiência oferecendo um retrato social objetivo e, muitas vezes, até impiedoso.
 
Sinopse
Com a morte dos pais, é preciso decidir com quem fica Miguel, o filho de 40 anos que nasceu com síndrome de Down. É então que o irmão - um professor universitário divorciado e misantropo - surpreende (e até certo ponto alivia) a família, chamando a si a grande responsabilidade. Tem apenas mais um ano do que Miguel, e a recordação do afeto e da cumplicidade que ambos partilharam na infância leva-o a acreditar que a nova situação acabará por resgatá-lo da aridez em que se transformou a sua vida e redimi-lo da culpa por tantos anos de afastamento. Porém, a chegada de Miguel traz problemas inesperados - e o maior de todos chama-se Luciana.
 
Rapariga, Mulher, Outra
Bernardine Evaristo
 
Vencedor do Booker Prize 2019.
Um romance atual que explora as questões de identidade, género e classe como plano de fundo do colonialismo e da emigração, através de uma escrita cativante num mosaico de histórias de vida.
 
Sinopse
As doze personagens centrais deste romance a várias vozes levam vidas muito diferentes. Quase todas elas mulheres, negras e, de uma maneira ou de outra, resultado do legado do império colonial britânico. As suas histórias, a das suas famílias, amigos e amantes, compõem um retrato multifacetado e realista dos nossos dias, de uma sociedade multicultural que se confronta com a herança do seu passado e luta contra as contradições do presente.
 
Crónicas de Paixões e Caprichos
Série Bridgerton – Volume I
Julia Quinn
 
O primeiro volume da saga literária que deu origem à série de sucesso da Netflix “Bridgerton”.
Um livro passado na Londres do século XIX, que retrata uma aristocracia multirracial e aborda drama, amor, sexo, crítica social, emancipação feminina, questões de raça, entre outros.
 
Sinopse
As mães casamenteiras da alta sociedade londrina estão ao rubro: Simon Bassett, o atraente (e solteiro!) duque de Hastings, está de volta a Inglaterra. O jovem aristocrata mal sabe o que o espera pois, a perseguição das enérgicas senhoras é implacável. Mas Simon não pretende abdicar da sua liberdade tão cedo.
 
Igualmente atormentada pela pressão social, a adorável Daphne Bridgerton sonha ainda com um casamento de amor, embora a sua espera por um príncipe encantado comece já a ser alvo de mexericos. Juntos, os jovens decidem fingir um noivado, o que garantirá paz e sossego a Simon e fará de Daphne a mais cobiçada jovem da temporada.
Mas, entre salões de baile e passeios ao luar, a paixão entre ambos rapidamente deixa de ser ficção para se tornar bem real. E embora Daphne comece a pensar em alterar ligeiramente os seus planos iniciais, Simon debate-se com um segredo que pode ser fatal…
 
 
Alta Fidelidade
Nick Hornby 
 
O primeiro romance de Nick Hornby (lançado em 1995) possui uma escrita divertida e verdadeira sobre sexo, masculinidade, memória e música. 
 
Sinopse
Será possível partilhar a vida com alguém que tem uma coleção de discos absolutamente incompatível com a nossa? Valerá a pena conhecer algumas pessoas, apesar do seu evidente mau gosto? As canções sobre a tristeza, a solidão e os corações destroçados serão prejudiciais, quando consumidas em excesso?
 
Para Rob Flemming, 35 anos de idade, viciado em música pop e proprietário de uma loja de discos quase falida, este é o tipo de questões que precisam de resposta, e depressa. A sua namorada deixou-o; se ela voltar, será ele capaz de a amar tanto como agora? Poderá ele continuar a viver no seu pequeno apartamento, rodeado de discos de vinyl e CD's, ou deverá arranjar uma verdadeira casa, uma verdadeira família e um verdadeiro emprego?
Mais difícil ainda: será ele algum dia capaz de deixar de pensar a vida em termos do Top de discos, das bandas, dos livros, dos filmes e das músicas?
 
A Casa Grande de Romarigães
Aquilino Ribeiro
 
Uma das grandes obras literárias nacionais.
 
Sinopse
Este romance reproduz a mundivivência das terras nortenhas e aproxima o texto ficcional da realidade narrada, numa Beira rural e analfabeta ancorada numa sociedade patriarcal. Misturando erudição com a linguagem popular, Aquilino capta esse ambiente arreigado na religiosidade e na crendice e revela o instinto camponês com todas as superstições e todos os subterfúgios associados à obsessão de propriedade.
 
O Espião que saiu do frio  
John le Carré
 
Para a revista Times é um dos 100 melhores romances de todos os tempos. A terceira obra de John le Carré colocou o escritor no patamar da fama internacional e foi adaptado ao cinema num, muito premiado, filme.
 
Sinopse
A história da perigosíssima missão de um agente que quer desesperadamente pôr termo à sua carreira de espião: sair do frio. Neste reconhecido clássico do suspense, o mestre John le Carré mudou as regras do jogo e viu-se catapultado para a fama mundial. 
 
 
Mindfulness – Atenção Plena
Mark Williams, Danny Penman 
 
Um livro de exercícios diários que se baseiam na Mindfulness Based Cognitive Therapy (MBCT), recomendada pelo NICE (Instituto Nacional de Excelência em Cuidados de Saúde, que aconselha o SNS Britânico).
 
Sinopse
O que vai encontrar neste livro é simples: um programa de oito semanas destinado a romper de uma vez por todas com o ciclo de ansiedade, stress, infelicidade e cansaço que o atormentam. São exercícios breves, testados clinicamente, e com efeito duradouro. Porque a paz e tranquilidade que conquistar agora vão passar a estar sempre presentes na sua vida.
Na prática consiste em exercícios diários, de dez a vinte minutos, destinados a aumentar a nossa atenção plena (mindfulness). Ou seja, ajuda-nos a perceber o que estamos a pensar a cada momento e o efeito que esses pensamentos têm no nosso bem-estar. A partir daí, conseguimos romper com o passado e acabar com hábitos nocivos.
 
Saudável e Sem Desperdício 
Sara Oliveira  
 
Um livro para colocar em prática, de forma diária, um estilo de vida sustentável e com uma pegada ecológica menor. 
 
Sinopse
Com este livro vai descobrir como pode praticar uma cozinha mais sustentável e que gere menos lixo; como ir às compras de forma mais consciente; como armazenar e preservar os alimentos e como aproveitar os ingredientes na íntegra através de 50 receitas para a manhã, meio da manhã, almoço, meio da tarde e à noite. 
 
Book Club para adolescentes  
 
Saga Harry Potter – Volumes 1 a 7
J.K. Rowling 
 
Sinopse
Harry Potter é uma das sagas mais conhecidas e celebradas da literatura, tendo incitado milhões de crianças pelo gosto de ler.
 
Harry Potter é um rapaz de 11 anos órfão que vive infeliz com seus tios, os Dursleys. Um dia, recebe uma carta contendo um convite para entrar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens feiticeiros. Este é o inicio da mais mágica aventura distribuída ao longo de sete livros: Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara dos Segredos, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e a Ordem da Fénix, Harry Potter e o Príncipe Misterioso e Harry Potter e os Talismãs da Morte.
 
Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes 
Elena Favilli, Francesca Cavallo 
 
Sinopse
Com estas "Histórias de Adormecer Para Raparigas Rebeldes", as raparigas mais apaixonadas, independentes e decididas poderão adormecer embaladas pelas histórias de vida inspiradoras de 100 mulheres que mudaram o mundo. Com a sua inteligência e determinação, estas mulheres extraordinárias ficaram na história da Humanidade por terem tido a audácia de sonharem com um mundo onde o género não define fronteiras e onde ser mulher é ter uma voz e a força necessária para a erguer.
Do talento de Frida Kahlo à liderança de Cleópatra, passando pelo activismo de Malala e pelo génio visionário de Ada Lovelace, estas são as vidas que entusiasmam raparigas no mundo inteiro e nos reforçam a esperança num mundo mais justo, igualitário e belo. 
 
O Fantasma de Canterville
Oscar Wilde 
 
Sinopse
A primeira história publicada por Oscar Wilde leva-nos a um castelo assombrado, adquirido por uma abastada família americana que não acredita no sobrenatural, obrigando o pobre fantasma residente a encetar numa série de estratagemas para assustar os seus novos hóspedes.
Nunca o fantástico, o terror e a comédia se combinaram numa trama tão genial, que nos diverte e nos leva a refletir sobre os valores mais elevados da vida.
 
Mini Book Club 
 
O Que Vamos Construir – Planos para um Futuro Comum 
Oliver Jeffers 
 
Sinopse
O que vamos construir, tu e eu? Uma casa para vivermos. O futuro um do outro. Uma estrada para ir à lua e voltar. E amor de sobra, que guardaremos... Uma novidade do premiado ilustrador Oliver Jeffers para enternecer e maravilhar leitores de todas as idades. Os tempos podem ser incertos e até intimidantes, mas o futuro está por construir e de mãos dadas reunimos as ferramentas necessárias: amor, imaginação, coragem e um pouco de magia.
 
O Leão que Temos Cá Dentro
Rachel Bright, Jim Field
 
Sinopse
Não tens de ser grande nem valente para encontrares a tua voz. Nem sempre é fácil ser pequeno. Mas quando o Rato parte em viagem à procura do seu rugido, descobre que até a mais pequenina criatura pode ter um coração de leão.
 
O Cuquedo
Clara Cunha
 
Sinopse
Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração 2008
Os animais de grande porte - girafas, elefantes, hipopótamos, rinocerontes - andam numa correria de lá para cá e de cá para lá.Tudo isto porque chegou à selva o Cuquedo. Mas... o que é o Cuquedo? Será um pássaro? Será um avião? Não! É uma lengalenga original e muito divertida.

Aproveite e participe no passatempo que está a decorrer no facebook do Parque Nascente!
 
Participe AQUI