Artigos_SITE_2000x600_AGOSTO_0000_FRUTAS_EPOCA

Os alimentos da época são mais saborosos e mais sustentáveis

Agosto apresenta uma grande variedade de frutas e legumes próprios da estação. Frutas e legumes coloridos são obrigatórios nas mesas e marmitas de verão! Mas porque devemos comer alimentos da época? E que receitas podemos fazer?

Estes alimentos são nutricionalmente mais ricos. Após a colheita, os alimentos começam a perder o seu valor nutricional, pelo que quanto mais rápido chegarem às superfícies comerciais, maior será o será o seu valor nutricional. Alguns dos alimentos disponíveis em mercados e supermercados que não são da época, vêm de locais longínquos, fazendo viagens demoradas, nas quais vão perdendo nutrientes e vitaminas. Logo os frutos e legumes mais ricos são os que são plantados perto de nós. 

A carteira também agradece a compra de ingredientes locais e da época uma vez que são mais baratos! Como as viagens são mais curtas, o preço diminui também.

Ao nível da sustentabilidade, é mais benéfico escolher produtos da época. Afinal de contas a natureza saber fazer a sua magia e há uma explicação para que cada alimento cresça em determinadas zonas e em períodos específicos. O transporte é um dos maiores responsáveis pelo impacto negativo da indústria alimentar, por isso, se optar por ingrediente específicos da estação estará a diminuir a sua pegada ecológica.

E quais são as frutas e legumes que se devem comer em agosto?

Frutas
Ameixa, Amora, Ananás, Banana, Cereja, Figo, Framboesa, Limão, Maçã, Melancia, Melão, Meloa, Mirtilo, Morango, Nectarina, Pêssego, Uva

Legumes
Alho Porro, Batata, Beldroegas, Beringela, Cenoura, Chuchu, Curgete, Couve-lombarda, Feijão verde, Grelos, Pepino, Pimento, Tomate

Receita com alimentos da época: Salada fresca com frutas
O Parque Nascente sugere uma salada bem fresca para os dias mais quentes, composta por ingredientes da época e que prova que a fruta não é apenas sobremesa.
 


Ingredientes salada
- Uma mão cheia de rúcula
- 2 Pêssegos ou nectarinas
- 150gr Mozarela fresca
- Uma mão cheia de Manjericão fresco
- Sal e pimenta a gosto

Ingredientes Vinagrete
-2 colheres de sopa de azeite
-1 colher de sopa de vinagre balsâmico
-1 colher de sopa de sumo de limão
-Uma pitada de sal

Preparação
- Para fazer esta salada rápida, comece por lavar a fruta, rúcula e manjericão.
- De seguida, comece a preparar o vinagrete, e para tal basta juntar todos os ingredientes numa tigela e mexer bem.
- Corte a fruta em pedações finos, retirando o caroço e sem descascar. 
- Numa tigela, coloque primeiramente a rúcula como base, e enfeite com os pêssegos / nectarinas, a mozarela em pedaços e o manjericão.
- Tempere com sal e pimenta a gosto. E para o toque final, regue a salado com vinagrete.

Dica:
pode acompanhar esta salada com pão torrado com um pio de azeite.


A equipa Parque Nascente